sábado, 18 de maio de 2019

A VERDADE SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


NOTA: Este Artigo  não se destina a fomentar a intolerância religiosa nem a exaltar uma denominação religiosa em detrimento das demais.                                                                      A liberdade de culto está prevista na Constituição do Brasil. Tampouco visa a denegrir a imagem dos adeptos do movimento religioso sob enfoque. De fato, a maioria das Testemunhas de Jeová, são composta de pessoas decentes, boas e sinceras, tendo sido a busca por Deus que motivou seu ingresso à religião. No entanto, qualquer organização que assuma tal posição [ser o caminho da salvação] deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada.


Na edição da revista A Sentinela de 15/5/1964, pág. 304, se diz:
“Não é forma de perseguição religiosa alguém dizer e mostrar que a religião de outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor publicamente uma religião falsa, permitindo assim que outros vejam a diferença entre a falsa religião e a verdadeira.”

“Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficamos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem, mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa”. A Sentinela de 15 de julho de 2003, página 22.

“As  pessoas dali eram mais bem educadas do que as de tessalonica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade” atos 17:11. NTLH

Quem são as testemunhas de Jeová?
Ao ser mencionado o nome “Testemunhas de Jeová”, é comum vir à mente da maioria de nós a imagem daquelas pessoas bem trajadas, geralmente gentis e sorridentes que batem às nossas portas nas manhãs de domingo, dizendo-se proclamadores de “boas novas”, usualmente chamando nossa atenção para algum aspecto da problemática mundial e oferecendo sua literatura, as revistas “A Sentinela” e “Despertai!”. É provável que você, leitor, já tenha sido visitado por elas ou possua um parente próximo ou amigo que é membro deste exótico movimento religioso. É igualmente digna de nota a persistência com que as Testemunhas de Jeová nos convidam a conhecer melhor sua organização e suas crenças, oferecendo aos moradores estudos bíblicos domiciliares. Fora deste aspecto, as únicas outras coisas com que costumamos associar este grupo religioso são suas crenças incomuns, as quais, às vezes, ocupam espaço na imprensa, tais como sua recusa em receber transfusões de sangue (a mais polêmica de todas) mesmo ao custo de suas vidas, sua recusa em servir às forças armadas e a abstinência de algumas celebrações populares, tais como o Natal ou aniversários. À parte deste panorama superficial, quase ninguém têm acesso ao conhecimento do mecanismo de funcionamento interno da entidade, sua estrutura hierárquica, sua história, evolução doutrinária e a metodologia de seus líderes. O mais curioso é que, caso se faça indagações a uma Testemunha de Jeová sobre tais temas, as respostas serão superficiais e sob uma ótica piedosa, contendo frequentemente termos estranhos ao leigo, tais como “o escravo fiel e discreto”, “os ungidos” ou “a grande multidão”, que pouco acrescentam de realmente significativo ao que já se sabe.      ( Emerson Alves Borges)

O autor do livro “as testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo” David A. Reed ( o grifo é nosso) diz: E tão fácil pensar nas TJ como a encarnação do mal e expulsá-las da nossa porta com uma áspera repreensão. Ocasionalmente, é exatamente isto que acontece. Minha esposa penni, que foi criada como TJ ,certa vez bateu a porta de um senhor que se identificou como cristão (ela estava acompanhada de um jovem estudante das testemunhas de Jeová). Tão logo este senhor descobriu quem eles eram, os expulsou de sua propriedade gritando:enganadores, mentirosos, o mais alto que podia,condenando-os ao inferno no seu mais auto volume.(penni usou este episodio para demonstrar ao seu jovem acompanhante como “realmente” são os membros de igrejas cristãs.) No entanto, é a apatia e não a raiva o que mais freqüentemente recebe as TJ a porta. Sinto muito. Sou metodista ou outra designação denominacional qualquer. A este ultimo a TJ respondera ocasionalmente: eu também sinto muito que você seja metodista. Mas geralmente ele ou ela dirá simplesmente: tenha um bom dia e prosseguira em sua visitação domiciliar. 
Porque continuam insistindo? Por uma razão, acreditam que você será destruído na iminente batalha do Armagedom, a menos que “venha para a organização de Jeová, para a salvação.”  ( A sentinela, edição norte-americana, 15-11-81,p.21). “Eles estão tentando salvar a sua vida”. Além disso, a menos que se empenhem nesse trabalho de pregação de porta em porta sob a direção da “organização de Deus”. A maior parte das TJ está, com toda a sinceridade, fazendo o melhor que pode para servir a Deus. São como os judeus incrédulos a respeito de quem Paulo escreveu:... de que tem zelo por Deus, mas não com entendimento. Porquanto, “não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a justiça de Deus” Rm.10:2,3.
A vasta maioria das TJ são vitimas de vitimas – seguidores cegos de lideres cegos. Elas precisam escapar da doutrina de salvação por obras que as transformam em servos obedientes de um  império religioso multibilionário. Precisam ser libertas do jugo opressivo que lhes pesa sobre os ombros; ainda que sejam levadas a crer que o suportar este jugo as salvará – e que qualquer um que procurar dissuadi-las é um enganador enviado por satanás.
Se você já tentou alguma vez, sabe o quanto e difícil conversar com as TJ. Elas vão testar sua paciência seus conhecimentos bíblicos. Não perder o fio da meada numa destas discussões pode ser tão difícil quanto acompanhar a bolinha em um jogo de conchas de um camelô, pois elas pulam rapidamente de um versículo para outro. Mas o esforço é valido. Essas pessoas precisam ouvir o evangelho através de você. Quem ajudara as testemunhas de Jeová a ouvir o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo?
A cada semana elas batem em muitas portas e encontram muitas pessoas, inclusive muitos cristão. Mas raramente alguém que domina a “espada do Espírito” de forma a poder penetrar sua fortaleza mental – aquelas paredes quase impenetrável de raciocínio torcido, que a sociedade torre de vigia erigiu em seus cérebros. Nós cristão enviamos missionários as mais distantes partes da terra e os treinamos, nos mais difíceis idiomas, para alcançar os perdidos para Jesus. Não deveríamos fazer, no mínimo, algum esforço para falar eficientemente a estas almas-perdidas que vem bater as nossas próprias portas?
O objetivo desse estudo é tornar disponível uma síntese da historia desse movimento religioso e de seus ensinos ao longo dos anos.  E como evangelizá-las de forma eficaz. Acredito que, uma vez tendo acesso a estas informações, o leitor passará a ter uma visão ampla
da organização. Cada informação fornecida neste estudo será, sempre que possível seguida da fonte bibliográfica, obtida em sua maior parte, da própria literatura da religião (com nome, data e página).


Abreviaturas que serão usadas nesse estudo:
TJ = Testemunhas de Jeová                            NTLH = Nova tradução da linguagem de hoje
Cf = confira                                                       ARC = Almeida revista e corrigida
TNM = tradução do novo mundo                      Pág = página
                                            
O fundador
O movimento religioso começou na cidade de Allegheny (Pensilvânia, Estados Unidos da América) por volta de 1870. Seu criador chamava-se Charles Taze Russell, um comerciante, nascido naquela cidade a 16 de Fevereiro de 1852. Ele fora criado como Presbiteriano, mas afiliou-se à Igreja Congregacional. Desapontado com as religiões, perdeu sua fé na Bíblia. Uma noite, em 1869, assistiu a um culto em uma Igreja Adventista e recuperou sua fé. Formou um grupo independente de estudo e em 1877 associou-se a Nelson Barbour, um Segundo Adventista, com o qual passou a produzir publicações, separando-se dele (por divergências de ponto de vista) cerca de dois anos depois. Em 1879, começou a publicar a revista Watch Tower, a qual, mais tarde, se tornaria à bem conhecida “A Sentinela”. O Pastor Russell, entre outras coisas, era adepto da piramidologia, simpatizante da maçonaria e extraiu alguns de seus conceitos da astrologia e dos cálculos de um inglês chamado John Acquila Brown sobre o “fim do mundo”. Ele escreveu diversos livros durante sua vida, entretanto, seus escritos não são recomendados para leitura e não são mais publicados pela própria editora que ele fundou e aparelhou com seu próprio dinheiro. Os seguidores do Pastor Russell chamavam-se inicialmente ‘Estudantes da Bíblia’, tendo adquirido o nome ‘Testemunhas de Jeová’ apenas a partir de 1931. Estudiosos de religião consideram o movimento ‘Testemunhas de Jeová’ como derivado do Segundo Adventismo e do ‘Millerismo’ do século 19. 

Fonte: Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus (1993) páginas 42-60 e página 201; Apocalypse Delayed – M. J. Penton (1985) parte I.

                         A BÍBLIA
Os cristãos devem estar cientes de que a assim chamada “bíblia” que as TJ usam, contem uma série de modificações introduzidas ao texto com o único propósito de  sustentar as doutrinas da torre de vigia. Durante a década de 50, os lideres da organização produziram a sua própria versão da bíblia, conhecida como tradução do novo mundo das escrituras sagradas. 
  A Sociedade Torre de Vigia apresenta a Tradução do Novo Mundo como o trabalho anônimo da Comissão de Tradução da Bíblia Novo Mundo - e resiste a todos os esforços para identificar os membros da comissão. Dizem que fazem isto para que todo o crédito do trabalho vá para Deus. Mas um observador imparcial logo notará que tal anonimato também protege o tradutor de qualquer culpa pelos erros ou distorções em suas traduções. E evita que os eruditos verifiquem suas credenciais. De fato, aqueles que deixaram a sede administrativa da Sociedade Torre de Vigia nos últimos anos identificaram os supostos membros da comissão, revelando que nenhum deles era perito em hebraico, grego ou aramaico - os idiomas originais dos quais a Bíblia deve ser traduzida.
  
 Alguns exemplos de mudanças feitas pela organização das TJ:

1-ao invés de cruz a TNM, usa a expressão estaca de tortura- para apoiar o ensinamento das TJ de que Jesus foi pregado em um poste ereto trave horizontal.
2- ao invés de Espírito Santo a TNM, usa  força ativa ou espírito santo com letra minúscula , reforçando a negação da deidade e personalidade do Espírito Santo. 
3-Jesus fala não da sua segunda volta, mas da sua presença que as TJ acreditam ser invisível.
4-A TNM sistematicamente se dispõe a eliminar a evidencia da divindade de Jesus Cristo. Ao invés de cair aos pés de Jesus para adorá-lo as pessoas faziam reverencia a ele.
Principais modificações na “bíblia das TJ.
Gênesis 1:1,2
No princípio criou Deus os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia; e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas. (TNM, grifo acrescentado.)

As testemunhas de Jeová usam este versículo para atacar a fé cristã na questão da personalidade do Espírito Santo. A maioria das traduções do versículo 2 dizem que “o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Mas a sociedade Torre de Vigia tem ensinado a seus seguidores que o Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço de Deus. Eles também usam  em outros versículos “ espírito santo” com letra minúscula.

Ëxodo 3:14
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (ARC)

Os cristãos universalmente reconhecem que Jesus Cristo estava afirmando ser a Divindade quando ele refere-se a si mesmo com EU SOU: "Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8:57,58). Mesmo os inimigos de Jesus compreendiam o que ele estava dizendo. O versículo seguinte nos diz que quando eles ouviram isto, "então pegaram em pedras para lhe atirarem..." (v. 59). Os judeus incrédulos viam esta declaração de Jesus (de ser o EU SOU) como uma blasfêmia, um crime pelo qual eles queriam apedrejá-lo até, a morte.
No entanto, as Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus Cristo é, realmente,Apenas o arcanjo Miguel e que Cristo nunca declarou ser Deus. Assim, para fazer com que as Escrituras estejam de acordo com sua doutrina, elas mudaram o texto de ambos os versículos em sua Bíblia. A Tradução da Torre de Vigia diz: "Isto é o que deve dizer aos filhos de Israel: MOSTRAREI SER enviou-me a vós" (Êx.3:14), Tradução do Novo Mundo, e "Digo-vos em toda a verdade: Antes de Abraão vir à existência, eu tenho sido" (João 8:58,Tradução do Novo Mundo). Assim, na Bíblia das Testemunhas de Jeová, as palavras de Jesus aparecem sem nenhuma conexão com Êxodo 3:14. 

 Lucas 23:43  Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.(ARC)

Compare o versículo acima com o mesmo versículo na Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová: "E Ele disse: 'Deveras te digo hoje: Estarás comigo no paraíso'".
Você percebe a diferença? Foi uma pequena mudança, mas muito significativa.
Os tradutores da Torre de Vigia colocaram dois pontos logo após a palavra "hoje". O que faz com que o advérbio "hoje" passe da segunda parte da sentença para a primeira. Assim, ao invés do advérbio "hoje" identificar o tempo quando o malfeitor arrependido estaria com o Senhor "no paraíso", o texto é simplesmente o tempo quando Jesus estava falando.
Este é mais um caso onde os líderes da Torre de Vigia alteram a Bíblia para que ela se encaixe em suas doutrinas.

João 1:1
No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era um deus. (TNM)

"...A Palavra era [um] deus". Reduzindo Jesus Cristo a "um deus", as TJ o colocam entre os "muitos deuses" e muitos "senhores" de 1 Coríntios 8:5 - no mesmo nível de Satanás, "o deus deste sistema de coisas" (II Cor.4:4, TNM).

Mas a mudança mais difundida na Bíblia da Torre de Vigia é a inserção do nome Jeová 237 vezes no Novo Testamento. É claro que é apropriado um tradutor escolher o nome Jeová ou Yahweh no Antigo Testamento onde o tetragrama YHWH realmente aparece no texto hebraico. Mas a Torre de Vigia foi além inserindo o nome Jeová no Novo Testamento, onde ele não consta nos manuscritos gregos. Basta verificar uma tradução do original dos textos gregos da Bíblia para notar que o nome Jeová não aparece ali.

Como uma pessoa se torna Testemunha de Jeová?




Geralmente, após aceitar uma revisita em seu lar, a pessoa é convidada a fazer um estudo ‘bíblico’ por meio de uma das publicações exclusivas da denominação. Neste ínterim, ela é constantemente estimulada a freqüentar as reuniões nos chamados “Salões do Reino” e a participar delas e do serviço de pregação de porta em porta. O batismo é realizado por imersão em água, por ocasião das chamadas ‘Assembléias de Circuito’ ou de ‘Distrito’, as quais são realizadas periodicamente. Para habilitar-se ao batismo, a pessoa (não precisa ser maior de 18 anos de idade), deverá ter concluído, pelo menos, o estudo da publicação já mencionada e deve fazer certos “ajustes” em sua vida, como, por exemplo, recusar o serviço militar (caso a pessoa seja do sexo masculino e tenha 18 anos) por meio de um documento de eximição – o que, no Brasil, acarreta a perda dos direitos políticos (cassação) – e deixar o emprego, caso este tenha algum vínculo direto com as forças armadas ou instituições políticas ou religiosas.

Que deveres a pessoa passa a ter após o batismo?

A pessoa deverá freqüentar 5 reuniões semanais, além do estudo ‘pessoal’ e do serviço de pregação, geralmente nos fins de semana. Deve, sempre que possível, fazer proselitismo no trabalho, escola etc. Ela deverá prestar um relatório mensal à organização, informando o total de horas gastas na pregação a cada mês, bem como o total de revistas, livros e brochuras distribuídos ao público. Além disso, deverá tomar parte regularmente em demonstrações e discursos. Os varões são incentivados a atingir os ‘cargos’ de ‘servo ministerial’ ou de ‘ancião’ (pastor). Para ser um membro aprovado da religião, a pessoa deve aceitar – sem questionar – todos os ensinamentos da organização e evitar pensamentos independentes: cf abaixo.

"A associação aprovada com as Testemunhas de Jeová requer a aceitação de toda a série dos verdadeiros ensinos da Bíblia, inclusive as crenças bíblicas singulares das Testemunhas de Jeová." - A Sentinela de 1/4/1986, pág. 31.

"Evite idéias independentes....Como se manifestam tais idéias independentes? Um modo comum é questionar o conselho provido pela organização visível de Deus." - A Sentinela de 15/7/1983, pág. 22.

                    A Organização:  
                                                                                                            
 As testemunhas de Jeová acreditam que Deus estabeleceu a sociedade
Torre de Vigia como seu canal de comunicação para reunir aqueles, dentre toda a humanidade, que serão salvos. Como agência visível do reino de Deus na terra, essa organização exerce plena autoridade governamental sobre seus seguidores – ela promulga leis, julga os violadores, dirige as escolas do reino e assim por diante - paralelamente ao governo secular. Se existir qualquer conflito entre a organização e o governo secular, é a organização que deve ser obedecida.

Será que a torre de vigia conduz às pessoas a verdade?

Em vez de conduzir as pessoas “à Verdade,” a Torre de Vigia instalou-se no lugar de Cristo ao proclamar, “Jesus Cristo, não é o Mediador entre Jeová Deus e toda a humanidade. Ele é o Mediador entre seu Pai celestial, Jeová Deus, e a nação do Israel espiritual, que está limitado a 144.000 membros.” (Segurança Mundial Sob o Príncipe da Paz,” 1986, pág. 10)
  
 Ao invés de encorajar  as Testemunhas de Jeová a dirigir-se somente a Jesus em busca da “Verdade” e da “vida eterna” (João 10:28; 14:6), a Torre de Vigia proclama que a sua organização é “a Verdade” e diz às Testemunhas de Jeová que devem “vir a” ela “para a salvação.” (A Sentinela, 15 de Julho, 1982, pág. 21).

A Torre de Vigia afirma, “Não há outro lugar onde se possa obter o favor divino e a vida eterna,” (A Sentinela, 15 de Novembro, 1992, pág. 21),
 Mas nada poderia estar mais longe da verdade. 

Deus lidera por meio de uma organização ou igreja?

Um traço comum das falsas religiões, é colocarem-se a elas mesmas como “mediador” entre os seus seguidores e Deus. Quer estejamos falando acerca do Mormonismo com o  seu profeta Joseph Smith e outros profetas posteriores a ele, do Islã com o seu profeta Maomé, da Nova Era com os seus gurus e espíritos-guia,  das Testemunhas de Jeová com a chamada classe do “Escravo Fiel e Discreto”, e tantas outras... a táctica de Satanás é sempre a mesma: Convencer  as pessoas de que não podem receber comunicação diretamente de Deus, 

QUEM É AFINAL O “ESCRAVO FIEL E DISCRETO”?

Em Mateus 24:45-51, Jesus descreve dois tipos de escravos (ou servos) que foram incumbidos de tomar conta dos bens do seu mestre enquanto este estava fora. Após o retorno do seu mestre, um dos escravos foi achado “fiel” e foi recompensado ao ser designado sobre “todos” os bens do seu mestre. O outro escravo mostrou-se infiel nas suas tarefas e quando o seu mestre chegou, ele foi jogado fora com os hipócritas. O que a parábola de Jesus mostra é que todos nos devemos esforçar para sermos “fiéis” ao nosso Senhor, para que quando o nosso Rei Jesus retornar ao Seu povo, Ele nos ache “fiéis” e nos recompense com mais autoridade e responsabilidade. Não há nada nesta passagem que indique que o “escravo” fiel se refira, de forma profética, a uma organização que seria “designada” sobre todos os bens de Jeová. Pelo contrário, assim como qualquer indivíduo se pode tornar parte do grupo do “escravo” iníquo por ser infiel a Deus, da mesma forma alguém pode tornar-se parte do “escravo” fiel, por ser fiel nas tarefas confiadas pelo Espírito Santo.


QUEM É “A VERDADE”?                                                                A  bíblia nossa [dos cristãos] manual de vida,regra,fé e pratica. A inerrante palavra de Deus tem a resposta: a Bíblia não aponta para uma determinada religião ou organização religiosa como sendo “a Verdade.” Pelo contrário,  Ela aponta para uma Pessoa, ao invés  de uma religião como sendo “a Verdade.”    Em João 14:6,  Jesus proclamou, “Eu sou …a verdade,”   e na Sua oração ao Pai, Ele disse,    “Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17, Tradução do Novo Mundo- TNM) Quem é a “Palavra” viva,quem é a “Verdade”? João 1:14 diz-nos, “…a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória, uma glória tal como a de um filho unigênito de um pai.” (João 1:14, TNM)  Não só vemos Jesus sendo identificado nas Escrituras como “a Verdade,” mas Ele mesmo proclama em João 5:39-40 que toda a Escritura foi escrita para “dar  testemunho” sobre Ele! 


PRINCIPAIS  DOUTRINAS das TJ

Transfusão de sangue:  Segunda as TJ aceitar  transfusão de sangue é um pecado mais serio do que roubo ou o adultério. Ladrões e adúlteros são mais rapidamente perdoados pelo “comitê judicial” da organização do que aqueles culpados de aceitar sangue. uma TJ deve recusar sangue mesmo quando esta recusa levar a morte. 

“...Transfusões de sangue ... são uma prática antibíblica... não apenas sangue integral, mas qualquer coisa que se derive do sangue..." - A Sentinela 15/7/1963, pág. 443 (em português)


“É alguém a quem repugna desobedecer a lei de Deus? Então, tomar sangue lhe é tão desprezível como o canibalismo." - A Sentinela de 1/1/1967, págs. 16,17 (em português)

“A Bíblia mostra que o sangue não deve ser retirado do corpo, armazenado e posteriormente reutilizado."  - Despertai! de 8/4/1972, págs. 29,30 (em inglês)

“Abster-se do sangue na nutrição do corpo é tão necessário como abster-se da fornicação e da idolatria.”- A Sentinela, 15/03/86, p. 18.

ANIVERSÁRIOS; Celebrar  o dia do nascimento, de qualquer forma,e expressamente proibido. Ate mesmo enviar um cartão de
aniversario pode provocar uma ação imediata contra o ofensor determinada  por um “comitê judicial” oficial. A punição e a dissociação. 
O motivo básico de as Testemunhas de Jeová agirem dessa forma é que a liderança de sua organização religiosa tem se pronunciado contra isso já por várias décadas. Os responsáveis pela redação das publicações religiosas usadas pelas Testemunhas, com freqüência afirmam que a Bíblia dá base para essa proibição e são apresentados vários argumentos que conduzem todos os membros da comunidade a essa mesma conclusão. As Testemunhas são muito sinceras e fiéis em obedecer a tal regra, pois, com base no que lêem nestas publicações, vieram a acreditar que Deus não aprova que os cristãos comemorem seu aniversário.
“A celebração de aniversários natalícios tem suas raízes na superstição e na religião falsa, mas este não é o motivo único, ou primário, de as Testemunhas de Jeová evitarem esse costume. A Bíblia menciona o assunto de natalícios, e os cristãos maduros sabiamente são sensíveis a quaisquer indícios que ela forneça." A Sentinela de 01.09.1992 - pág 30, 31:
"Tudo o que está na Bíblia tem uma razão de estar ali. (2 Tim 3:16, 17) As Testemunhas de Jeová notam que a Palavra de Deus relata desfavoravelmente as celebrações de aniversários natalícios, de modo que as evitam." Raciocínios à Base das Escrituras (1985), pág 37:

DESASSOCIAÇÃO; esta e  a punição para qualquer infração aos regulamentos da sociedade torre de vigia. E proibido toda
associação ou comunhão com o ofensor. As  tj são proibidas ate mesmo de cumprimentar caso  se encontre com o ofensor na rua. referindo-se aos dissidentes - normalmente chamados 'apóstatas' - diz:
"Alguns apóstatas professam conhecer e servir a Deus, mas rejeitam ensinos ou requisitos delineados na Sua Palavra. Outros afirmam crer na Bíblia, mas rejeitam a organização de Jeová e tentam ativamente obstaculizar a sua obra. Quando eles deliberadamente escolhem tal maldade depois de conhecerem o que é correto, quando o mal se torna tão entranhado que se torna parte inseparável de sua constituição, o cristão precisa odiar (no sentido bíblico da palavra) os que se agarraram inseparavelmente à maldade.  A Sentinela de 1/10/1993, pág. 19,
Tal 'ódio santo' fora definido cerca de 40 anos antes:
"Temos de odiar no sentido mais verdadeiro, que é encarar com extrema e ativa aversão, considerar como uma abominação, odioso, nojento, detestar." - A Sentinela de 1/10/1952, pág. 599 (em inglês)

"(...) se o cristão lançasse a sua sorte com um transgressor rejeitado por Deus e desassociado, ou que se dissociou, isso equivaleria a dizer: ‘Eu tampouco quero um lugar no santo monte de Deus.’ Se os anciãos o vissem encaminhar-se nessa direção por associar-se regularmente com alguém desassociado, eles procurariam amorosa e pacientemente ajudá-lo a recuperar o conceito de Deus. (Mat. 18:18; Gál. 6:1) Eles o admoestariam e, se necessário, o ‘repreenderiam com severidade’. Querem ajudá-lo a permanecer ‘no santo monte de Deus’. Mas, se não deixar de se associar com a pessoa expulsa, ele se torna assim ‘partícipe (apoiando ou compartilhando) das obras iníquas’ e terá de ser removido da congregação, expulso. — Tito 1:13; Judas 22, 23; veja Números 16:26." - A Sentinela, 15/12/1981, parágrafo 21, página 27
.
A VOLTA DE JESUS; O Senhor voltou invisivelmente no ano de
1914 e tem estado presente desde então, governando como rei através da sociedade torre de vigia. Referencias a segunda volta de cristo estão traduzidas como presença na bíblia das tj. A geração daqueles que testemunharam a volta invisível de cristo 1914 não vai morrer antes que venha o   Armagedom.cf.mt;24.34 
Assim como as profecias de Jesus a respeito de Jerusalém tiveram cumprimento no período de vida da geração do ano de 33 EC, também suas profecias a respeito do "tempo do fim" se cumprirão no período de vida da geração de 1914.(Daniel 12: 4) Isto significa que há perspectivas
maravilhosas não só para aquela geração, mas para todos os que vivem hoje. Por quê? Porque Jesus também disse a respeito dos eventos significativos que afetam essa geração: "Quando virdes estas coisas ocorrer, sabei que está próximo o reino de Deus." - Lucas 21: 28, 31.
A proximidade do Reino de Deus hoje pressagia o fim dos atuais sistemas divisórios político, religioso e comercial. Significa a introdução dum novo governo justo para toda a humanidade obediente. Você poderá optar pela vida eterna sob este arranjo de "novos céus e uma nova terra". (2 Pedro 3:13; João 17:3) Sim, poderá viver para ver esta prometida Nova Ordem, junto com os sobreviventes da geração de 1914 - a geração que não passará. A SENTINELA - 15 DE NOVEMBRO DE 1984

Ressurreição: A respeito de Jesus as TJ acreditam que ele se tornou não existente quando morreu, e que foi levantado três dias depois como um espírito – Arcanjo Miguel. Elas negam a sua ressurreição carnal. Segundo os seus ensinamentos Jesus retornou invisivelmente em 1914.
…na sua ressurreição ele “tornou-se espírito vivificante”. Foi por isso que na maioria do tempo ele foi invisível aos seus apóstolos fiéis…Ele não precisava mais de um corpo humano… O corpo humano de carne, que Jesus Cristo entregou para sempre como sacrifício de resgate, foi eliminado pelo poder de Deus.” — “Things in Which it is Impossible for God to Lie (Coisas em Que é Impossível que Deus Minta),” págs. 332, 354 (Edição em inglês) “
“Portanto, a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus.” — Raciocínio à Base das Escrituras,1985, 1989, pág. 219

 Elas previram o “fim do mundo” (“Armagedom”) para os anos de 1914, 1915, 1918, 1925, 1941, 1975 e 2000 

1914

"Nós apresentamos prova de que... a 'batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso' (Rev. 16: 14)...terminará em 1914 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre..." - Estudos das Escrituras III, 1905, editorial 26 (em inglês)

"...a completa destruição dos poderes... deste mundo maligno - político, financeiro, eclesiástico - por volta do fim do Tempo dos gentios, outubro de 1914." - Estudos das Escrituras IV, 1897, págs. 604,622 (em inglês)

1915
"A 'batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso' (Rev. 16: 14)... terminará em 1915 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre...... consideramos uma verdade estabelecida que o final dos reinos deste mundo, e o completo estabelecimento do reino de Deus, se cumprirão próximo do fim de 1915 A.D." - Estudos das Escrituras III, 1915, editorial 101 e 99 (em inglês)

1918
"Parece conclusivo que as 'dores de aflição' da Sião Nominal estão fixadas na passagem de 1918... há razões para crer que os anjos caídos invadirão as mentes de muitos da igreja nominal, levando-os a uma conduta excessivamente tola e culminando com sua destruição às mãos de massas enfurecidas... Também, no ano de 1918, quando Deus destruir as igrejas e seus membros aos milhões..." - O Mistério Consumado,1917, págs. 128,129 e 485 (em inglês)

1925
"Seja como for, há evidência de que o estabelecimento do Reino na Palestina será provavelmente em 1925, dez anos mais tarde do que nós uma vez tínhamos calculado [isto é, 1915]." - O Mistério Consumado, 1917, pág. 128 (em inglês)  

 "Por conseguinte, nós podemos esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão, Isaque, Jacó e os profetas fiéis da antiguidade... um cálculo simples dos jubileus traz-nos a este importante fato." - Milhões que Agora Vivem Nunca Morrerão, 1920, págs. 88-90 (em inglês)

1941
"... os meses que restam antes do Armagedom." - A Sentinela de 15/9/1941, pág. 288 (em inglês)
           
1975
"Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente... A diferença talvez envolva apenas semanas, ou meses, não anos." - A Sentinela de 15/2/1969, pág. 115 (em português)        

Século 20
"O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século vinte." - A Sentinela de 1/1/1989, pág. 12 (em português)

Nota:
Em 1929, as Testemunhas de Jeová construíram uma mansão em San Diego, Califórnia, EUA – chamada Beth-Sarim – destinada a servir de
residência aos patriarcas bíblicos Abraão, Isaque e Jacó, cuja ressurreição havia sido prevista para 1925. Mas eles não apareceram para tomar
posse. Quem residiu lá até 1942 – ano de sua morte – foi, na verdade, o então Presidente da organização, J. F. Rutherford. –

Em 1939, foi construído um abrigo antiaéreo secreto em uma propriedade vizinha – chamada Beth-Shan. Pouco depois da II Guerra Mundial, a
organização silenciosamente vendeu os dois imóveis. A publicação oficial das Testemunhas de Jeová, o livro Proclamadores, admite a existência
de Beth-Sarim (pág. 76) – embora omita que a escritura da casa foi feita em nome dos patriarcas bíblicos – e silencia totalmente quanto àexistência de Beth-Shan. -

CRISTIANISMO; exceto por poucos indivíduos que mantiveram
a fé, o verdadeiro cristianismo desapareceu  da terra logo após a morte dos doze apóstolos “segundo as TJ. E não foi restaurado ate que Charles taze russell fundou a sociedade torre de vigia em 1870. quando Jesus voltou em 1914 nomeou os TJ sobre todas suas posses. Todas as outras igrejas e cristão professos são, na verdade, instrumento do diabo. 
"As igrejas Católica, Ortodoxa e, mais tarde, as Protestantes... tornaram-se parte de Babilônia a Grande, o império mundial da religião falsa do diabo." - A Sentinela de1/12/1991, pág. 13

“De modo que católicos mataram outros católicos com aprovação de seus líderes religiosos, e os protestantes fizeram o mesmo”. - Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra (1982), pág. 28

“Em vez de ajudar as pessoas na sua busca do Deus Verdadeiro, as numerosas seitas e denominações que surgiram em resultado do livre espírito da Reforma Protestante apenas as dirigiram a muitas diferentes direções. De fato, a diversidade e a confusão levaram muitos a questionar a própria existência de Deus.” - O Homem em Busca de Deus (1990), pág. 328

A CRUZ; Segundo as TJ, a cruz é um símbolo religioso adotado
pela igreja quando satanás, o demônio assumiu o controle da autoridade  eclesiástica. A cruz não teve nada a ver com a morte de Jesus. já que as TJ sustentam que ELE foi pregado em um poste ereto e sem trave horizontal. As TJ abominam a cruz.
“Jesus não morreu numa cruz. Ele morreu num poste, ou estaca. A palavra grega, em muitas Bíblias traduzidas “cruz”, refere-se apenas a um madeiro.” —O Que Deus Requer de Nós, 1996, pág. 23

DEIDADE; Somente o pai é DEUS, e seus verdadeiros adoradores
devem chamá-lo pelo nome de Jeová. As TJ aprendem que Jesus é a manifestação do arcanjo Miguel em forma humana – não Deus, mas um mero ser criado. O Espírito Santo é apresentado não como Deus nem como uma pessoa, mas como uma força ativa. 
“quem usa o nome de Jesus na sua adoração, mas deixa de dar maior honra a Jeová, não manifesta genuíno amor a luz.” A sentinela, 1 agosto,1991,pag.9
“Portanto, a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus.”–Raciocínios à base das Escrituras, 1985, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, pág. 219

Céu: Apenas 144 mil indivíduos vão para o céu,são conhecidos como os ungidos,o restante das TJ espera viver na terra
para sempre
“ de modo que os muitos filhos conduzidos a gloria no céu totalizam apenas 144.001- Jesus e seus irmãos espirituais...tem dado a cada um dos 144.000 um novo nascimento para uma esperança celestial...144.000 irmãos espirituais nascem de novo.- a sentinela 15 fev,1998,pag.13

Esperança: as TJ acreditam que Deus parou de chamar cristão para esperança celestial em 1935. Desde então, ele tem oferecido as pessoas a oportunidade de viver eternamente na terra. Segundo as
TJ Deus vai destruir todas as outras pessoas no planeta, deixando apenas as TJ,ele vai restaurar o paraíso em todo mundo. 
"Nunca se esqueça de que apenas a organização de Deus é que sobreviverá ao fim deste sistema moribundo. Portanto, aja sabiamente e faça planos para a vida eterna por construir seu futuro em harmonia com a organização de Jeová." - A Sentinela, 15 de fevereiro de 1985, p. 31.

"Apenas as Testemunhas de Jeová, os do restante ungido e os da Grande Multidão, qual organização unida sob a proteção do Organizador Supremo, têm esperança bíblica de sobreviver ao iminente fim deste sistema condenado, dominado por Satanás, o diabo." - A Sentinela de 1/9/1989, pág. 19.

Inferno: segundo o ensino do fundador das TJ a torre de vigia  ainda ensina que o Hades é meramente a sepultura,que o fogo do
Geena desentrega instantaneamente suas vitimas,transformando-as em nada,e que não há existência  consciente  para os mortos. 
Algumas traduções da Bíblia usam a palavra “inferno” para verter a palavra hebraica “Seol” e a palavra grega “Hades”; as duas se referem à sepultura comum da humanidade. Encinos bíblicos. jw.org

Cura divina
 Elas não acreditam que Deus cure hoje em dia, e por isso quando alguém é curada, elas atribuem essa cura a Satanás. As
Testemunhas de Jeová acreditam que Satanás fará qualquer coisa para impedir que as pessoas saiam do seu sistema. Visto que todos aqueles que não estão na organização da Torre de Vigia são encarados como pertencendo ao “sistema de Satanás”,  As Testemunhas de Jeová estão tão preocupadas pelas curas que acontecem hoje em dia, que são especificamente avisadas pela Torre de Vigia a não orar por curas, como poderá ler no artigo de 1 de Março de 2000, da Sentinela citada abaixo
“Deus promete curar a humanidade de todos os males físicos, mentais e emocionais durante o Reinado Milenar de seu Filho sobre a Terra. (Revelação [Apocalipse] 20:1-3; 21:3-5) Os cristãos sinceros aguardam ansiosamente este futuro prometido, com plena fé no poder de Deus de torná-lo realidade. Embora não esperem agora tal cura milagrosa, oram a Deus para que lhes dê consolo e força para enfrentar as provações. (Salmo 55:22) Quando adoecem, podem também orar a Deus pedindo orientação para conseguir o melhor tratamento médico dentro dos seus recursos econômicos.
Algumas religiões incentivam os doentes a orarem para ser curados agora, salientando as curas milagrosas realizadas por Jesus e seus apóstolos. Mas esses milagres foram feitos com um objetivo especial. Serviram para provar que Jesus Cristo era o verdadeiro Messias… Quando a congregação novata conseguiu se firmar nos próprios pés e se tornou madura, os dons milagrosos foram “eliminados”. — 1 Coríntios 13:8, 11.
Na atual época decisiva, Jeová Deus orienta seus adoradores na obra mais importante de cura espiritual. Esta cura espiritual de pecadores arrependidos é realizada por meio da pregação das boas novas do Reino de Deus. (Mateus 24:14).” — A Sentinela, 1 de Março, 2000, pág. 4

Proibição e liberação das vacinas

“A vacinação é uma violação direta do pacto eterno que Deus fez com Noé após o dilúvio”. - A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 293
(em inglês)

“Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis,cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano.” - A Idade de Ouro de1/5/1929, pág. 502 (em inglês)

“As vacinas nunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola." - A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 294 (em inglês)

"Usem seus direitos como cidadãos Americanos para abolir para sempre a prática demoníaca das vacinas." - A Idade de Ouro de 12/10/1921, pág. 17 (em inglês)

"A questão da vacinação é algo que o indivíduo deve encarar e decidir por si próprio." - A Sentinela de 15/12/1952, pág. 764 (em inglês)

"As vacinas parecem ter causado uma drástica redução das doenças.." - Despertai! de 22/8/1965, pág. 20 (em inglês)

Nota: A revista A Idade de Ouro [Golden Age] – publicada de 1919 a 1937, pelas Testemunhas de Jeová – é considerada por certos autores como uma das fontes literárias mais prolíficas em aberrações científicas, ataques à medicina tradicional, endosso de terapias folclóricas – às vezes fatais – e charlatanismo em assuntos médicos. Os trechos extraídos acima - provavelmente originários da mente do editor da revista, Clayton Woodworth - parecem confirmar esta opinião.

Proibição e liberação dos transplantes de órgãos ou tecidos

“Há alguma coisa na Bíblia contra se doar os olhos (após a morte)
para serem transplantados numa pessoa viva? A questão de se colocar o corpo ou parte do corpo à disposição dos homens da ciência ou dos médicos, após a morte, para experiências científicas ou para transplantação em outros, não é vista com bons olhos por certos grupos religiosos. Entretanto, não parece haver nenhum princípio ou lei bíblica envolvida. É, portanto, algo que cada pessoa deve decidir por si mesma.”  - A Sentinela de 1/2/1962, pág. 96.

“Será que há alguma objeção bíblica a que se doe o corpo para uso na pesquisa médica ou que se aceitem órgãos para transplante de tal fonte?... Aqueles que se submetem a tais operações vivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalesco... Jeová não deu permissão para os humanos tentarem perpetuar suas vidas por receberem canibalescamente em seus corpos a carne humana, quer mastigada quer na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo, retirados de outros.” - A Sentinela de 1/6/1968, págs. 349, 350

"Embora milhares de transplantes de córnea sejam realizados cada ano... Há aqueles, como as testemunhas cristãs de Jeová, que consideram todos os transplantes entre humanos como canibalismo..." - Despertai! de 8/12/1968, págs. 21,22.

"... as Testemunhas de Jeová se opõem em sã consciência a todos os transplantes como sendo mutilação desnecessária de seus corpos criados por Jeová, e puro canibalismo." - Despertai! de 8/12/1968, pág. 30.

"Deve a congregação tomar ação quando um cristão batizado aceita o transplante dum órgão humano, tal como a córnea ou um rim? No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová... É um assunto para decisão pessoal." - A Sentinela de 1/9/1980, pág. 31.

Nota: Entre os anos de 1968 e 1980, pelo menos um relato de morte por recusa religiosa de transplante foi registrada entre os membros das Testemunhas de Jeová. Trata-se do caso de Arvid Moody, 68 anos de idade, em Massachusetts-EUA, por volta de Junho de 1978, o qual faleceu após recusar transplante de rim. Fonte: http://www.ajwrb.org/testimonies/moreMOODY.html

 Acreditam que, em 1919 Jesus Cristo entronizado desde 1914 – rejeitou TODAS as outras religiões e escolheu as Testemunhas de Jeová (então “Estudantes da Bíblia”) como o “único canal” de comunicação entre Deus e os Homens


“Os fatos históricos mostram que 1919 foi o ano em que o remanescente terrestre dos 144.000 herdeiros do Reino começaram a ser libertados de Babilônia, a Grande. Naquele ano, a mensagem do Reino de Deus estabelecido começou a ser pregada de casa em casa e divulgado pelas Testemunhas cristãs de Jeová de um modo destemido. Esta pregação do Reino como estabelecido em 1914 foi em cumprimento da profecia de Jesus em Mateus 24: 14.” - livro Caiu Babilônia, a Grande! (1963), pág. 77, parágrafo 26

“Assim como as profecias bíblicas apontavam para o Messias, elas também nos encaminham ao unido corpo de cristãos ungidos das Testemunhas de Jeová, que serve atualmente qual escravo fiel e discreto. Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a 'grandemente diversificada sabedoria de Deus' só pode ser conhecida através de seu canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. - João 6:68” - A Sentinela de 01/10/94, pág. 8

"A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa o quanto leiamos a Bíblia." - A Sentinela 01/08/82 , pág.  27

Elas declaram serem profetas e porta-vozes de Deus

“Assim como Jeová revelou suas verdades, por meio da
congregação cristã do 1o. século, assim também ele o faz atualmente, por meio da atual congregação cristã. Por meio desta agência, faz com que se cumpra o profetizar em escala intensificada e sem paralelo. Toda esta atividade não é feita por acaso. Jeová é quem está por trás de toda ela.” - A Sentinela de 15/12/1964, pág. 749 (em português)

"Lá no ano de 613 AEC, Jeová... designou Ezequiel... para ser seu profeta...O mesmo se deu com as testemunhas ungidas e dedicadas de Jeová..." - As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová, 1971, pág. 63 (em português)

"...Quem é este profeta?... Este 'profeta' não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. Era o grupo pequeno dos seguidores das pisadas de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová." - A Sentinela de 1/10/1972, pág. 581 (em português)

"... só a organização de Jeová, em toda a terra, é dirigida pelo espírito santo...Ela é a única para qual a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro lacrado... a única organização na terra que compreende as 'coisas profundas de Deus'!" - A Sentinela de 1/1/1974, p. 18 (em português)

"...Ocupam uma posição similar a de Paulo sobre seus colaboradores, quando esse apóstolo falou sobre as maravilhosas verdades que Deus revela ao seu povo: 'É a nós que Deus tem revelado por intermédio de seu espírito'." - A Sentinela de 1/12/1982, pág. 13 (em português)

"A organização visível de Deus hoje também recebe orientação e direção teocráticas." "...o 'profeta' suscitado por Jeová não tem sido um único homem,... mas uma classe. Os membros desta classe, iguais ao profeta-sacerdote Jeremias, estão plenamente dedicados a Jeová Deus... Nesta data avançada, existe apenas um restante desta classe do 'profeta' ainda na terra." - A Sentinela de 1/5/1983, pág. 27 (em português)  - Poderá Viver para Sempre... , 1982, pág. 195 (em português)  
                                                   
Como evangelizá-las eficazmente.

"Eu estava esperando que a próxima testemunha de Jeová
aparecesse à minha porta. Tão logo ela veio, atirei-lhe um versículo bíblico após outro. Você deveria tê-la visto dançar! Então lhe disparei João 1:1 bem no meio dos olhos e a derrubei!" Você conhece alguém que teve um desses encontros com uma testemunha? Se conhece, saiba que ele deve ter vencido a batalha mas perdeu a guerra. Depois de uma rajada das Escrituras como a descrita acima,  a testemunha ferida e sangrando correu de volta ao seu "ancião", para receber dele proteção e conforto. Ele a remendou explicando lhe os versículos danosos e advertindo-a a não escutar pessoas "argumentativas" novamente quando estiver pregando de casa em casa. "Não se preocupe", responderá a testemunha de Jeová ferida. “Eu não quero nunca passar por isso novamente”.  

 Este volume contém bastante munição para incrementar o combate espiritual contra a fortaleza da Sociedade Torre de Vigia. Mas se um guerreiro cristão encontrar uma testemunha de Jeová e atacá-la com toda a sua artilharia em uma rápida sucessão de fogo, o resultado provavelmente será desapontador. Uma vez que mesmo os líderes da Torre de Vigia sabem que a mente humana pode absorver apenas uma certa quantidade de informação de cada vez, eles instruem as testemunhas a planejarem um "estudo" de, no mínimo, seis meses com as pessoas que estão tentando converter. Apenas uma testemunha sem experiência bombardearia um ouvinte com um sermão de Adão ao Armagedom na primeira visita. As testemunhas de Jeová estão corretas em sua técnica, e esta é uma razão para o surpreendente crescimento da organização.  Assim, nós fazemos bem em aprender com elas - não suas falsas doutrinas, é claro, mas seus métodos eficazes.
 Entretanto, o melhor exemplo para o qual podemos nos voltar para aprendermos técnicas é o nosso Senhor Jesus Cristo. Como Instrutor Mestre, ele usava palavras selecionadas, bem como milagres, para atrair os homens para si próprio. Sendo que ele teve de ensinar alguns novos conceitos impressionantes aos judeus que se tornaram seus discípulos, podemos aprender muito com o seu exemplo em nossos esforços para compartilhar o verdadeiro evangelho com as testemunhas de Jeová. Jesus sabia o quanto seus discípulos seriam capazes de absorver a cada vez, e ele não tentava superalimentá-los. Mesmo depois de ter ficado muitos meses com os apóstolos, ele lhes disse: "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora" (João 16:12).  0 evangelho consiste tanto de alimento "sólido" como de "leite" (Heb. 5:12-14). Se você dá alimento sólido para um bebê muito cedo, ele se sufocará com o alimento e o cuspirá fora. Compreendendo que deve levar muito tempo para que uma testemunha- de jeová desaprenda as falsas doutrinas da Torre de Vigia e re-aprenda a verdade da Bíblia, nós não devemos dar-lhe muito para digerir de cada vez.
Jesus podia deixar para mais tarde muito do que tinha para dizer, porque sabia que o Espírito Santo continuaria ensinando os discípulos - "Quando vier,porém,aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade" (João 16:13). 
 Nós também deveríamos crer que o Espírito Santo ensinará os novos crentes de hoje, tal como fez no primeiro século.     Não precisamos nos responsabilizar em corrigir todas as noções erradas que uma testemunha tem em sua mente. 0 Espírito Santo prosseguirá do ponto onde paramos. Além disso, Jesus era um pastor - não um vaqueiro! Ele não conduzia o rebanho atirando e estralando o chicote como fazem os vaqueiros na condução do gado. Ele gentilmente conduzia o rebanho. Jesus chamava e suas ovelhas ouviam sua voz e o seguiam. Nós podemos fazer o mesmo apresentando amavelmente o evangelho da palavra de Deus, confiantes de que as ovelhas irão ouvir e seguir sem que tenhamos que intimidá-las a fazer isso. As testemunhas de Jeová estão habituadas a ouvirem as ameaças de seus anciãos. Nós devemos fazer o contrário. Note também os métodos e ensinamentos que Jesus usou. Observando rapidamente os quatro Evangelhos você observará que muitas de suas sentenças têm ponto de interrogação no final. Pontos de interrogação têm o formato de anzóis - "?" - e funcionam da mesma forma para fisgar respostas e as colocar para fora da boca das pessoas. Jesus era muito hábil em usar esses anzóis de pescaria. Ao invés de passar informações aos seus ouvintes, ele usava perguntas para extrair respostas deles. Uma pessoa pode fechar seus ouvidos para os fatos que não quer escutar, mas se uma pergunta aguçada a leva a formular uma resposta em sua própria mente, ela não pode escapar da conclusão - porque é a conclusão à qual chegou por si só.
Por outro lado, se nós fornecemos as respostas, os efeitos podem ser bem diferentes. Por exemplo, nós podemos dizer a uma testemunha de Jeová: "Você tem estado iludida! A organização Torre de Vigia é um falso profeta! Você precisa de salvação!" Mas, se ela não chegou a estas conclusões em sua própria mente, provavelmente ficará ofendida e rejeitará qualquer outra coisa que você tenha a dizer. Portanto, se nós queremos que ela chegue a estas conclusões devemos guiar seus pensamentos nesta direção.  Melhor do que comentar: "Olhe o que este versículo diz! Diz que Jesus é Deus!" é pedir a testemunha que leia versículo em voz alta e então perguntar: "A quem o escritor estava se referindo neste versículo?... O que ele diz a respeito dele?" e assim por diante. A testemunha de Jeová talvez não dê a resposta correta em voz alta, mas você verá sua expressão facial mudando quando compreender o que você quis dizer. Empatia é muito importante para que alcancemos esses indivíduos desencaminhados. 
Tente imaginar o quanto você gostaria que os outros lhe falassem, se fosse um dos que estivessem desencaminhados. Portanto lembre-se que "tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei lho também vós a eles..." (Mat. 7:12).
 O apóstolo Paulo demonstrou este tipo de empatia no sermão que apresentou aos atenienses (At. 17:16-34). As Escrituras nos dizem que: "...revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos" (v. 16). Mas, ao invés de deixar que esta revolta se tornasse uma fonte de repreensão contra aqueles idólatras, Paulo se conteve e procurou um ponto de identificação para lhes falar. E disse: "Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio" (v.22-23). Nós podemos fazer o mesmo admitindo para as testemunhas de Jeová que apreciamos o, seu zelo e o seu desejo de servir a Deus.

Convido-o a pesquisar as fontes bibliográficas mencionadas. Todavia, é preciso que se diga, a Testemunha não age assim por má fé. Simplesmente age como foi treinada para agir e o faz crendo que está obedecendo a Deus. Peço, pois, a compreensão e benevolência do leitor para com a Testemunha de Jeová à sua porta. Ela não é culpada. Ela julga estar cumprindo o dever sagrado de Mateus 24: 14, a saber, pregar as “boas novas”. Ela representa o produto final de um insidioso e persuasivo processo de doutrinação, o qual suprimiu gradualmente seu senso crítico e sua capacidade de pensar independentemente. Sugiro  que a trate com bondade. Este é o único modo de ajudá-las.

Pergunta para fazer para as TJ.

Você Obedece a Jeová? “ ‘E todos eles serão ensinados por Jeová.’ Todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” —João 6:45, TNM “Jesus… disse… ‘Filho, teus pecados estão perdoados.’ …alguns…raciocinavam nos seus corações…‘Ele está blasfemando. Quem pode perdoar pecados senão um só, Deus?’ Mas Jesus…disse-lhes: ‘Por que estais raciocinando…o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados…’ ” —Marcos 2:5-10, TNM

Você obedece a Jeová por “vir a” Jesus para o perdão? “Embora alguns afirmem que se possa dirigir corretamente uma oração…ao Filho de Deus, a evidência aponta enfaticamente o contrário.” —Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 2, 1988, pág. 136

 Se é impróprio “orar” a Jesus, porque Estevão e Paulo oraram a Ele, e Ele respondeu às suas orações? “…Estêvão…dizia: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.’ ” —Atos 7:59, TNM
 “…supliquei três vezes ao Senhor…contudo, ele me disse realmente: ‘o [meu] poder está sendo aperfeiçoado na fraqueza.’…portanto, jactar-me-ei…que o poder do Cristo permaneça sobre mim igual a uma tenda.”—2 Coríntios 12:8, 9, TNM 
“Se sempre algo vocês pedirem me em o nome de mim isto eu farei.” —João 14:14, Tradução Interlinear do Reino das Escrituras Gregas Cristãs Se você não “recorrer” a Jesus em oração, como pode Ele perdoá-lo? “…não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu …pelo qual tenhamos de ser salvos…lava os teus pecados por invocares o seu nome.” —Atos 4:12; 22:16

É Você uma Verdadeira Testemunha de Jeová? “ ‘Vós sois as minhas testemunhas”, é a pronunciação de Jeová, “sim, meu servo a quem escolhi, para que…entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.’ ” —Isaías 43:10-11, TNM

Uma Verdadeira Testemunha de Jeová “Entende” o quê? “Vós sois as minhas testemunhas…entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.” —Isaías 43:10, TNM Se uma verdadeira testemunha entende que “nenhum Deus” foi formado “depois” de Jeová, porque ensinar que Jesus é “um deus” criado depois de Jeová? “…a Palavra foi um deus criado por Jeová.” —A Sentinela, 15 Jan., 1992, pág. 22

 Quantos “Primeiro e Último” Deuses Existem? “Assim disse Jeová…‘ Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus.’ ” —Isaías 44:6, TNM
 “Estas coisas diz aquele [Jesus], ‘o Primeiro e o Último’, que ficou morto e passou a viver [novamente].” —Revelação 2:8, TNM
 De Quem Devem as Testemunhas De Jeová Ser Testemunhas? “Disse-lhes ele [Jesus]: ‘…sereis testemunhas de mim.’ ” —Atos 1:7, 8, TNM 4

Está Você na VERDADE? “…E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”—1 João 5:20 “Persisti em examinar se estais na fé, persisti em provar o que vós mesmos sois. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em união convosco? A menos que estejais reprovados.”—2 Coríntios 13:5

É a “Verdade” uma Pessoa ou uma Religião? “Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.’ ” —João 14:6, TNM 
Quem é “a Verdade”? “Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade.” —João 17:17, TNM “De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória, uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai.” —João1:14,TNM
 Pedro disse para “Quê” ou para “Quem” Devemos Ir? “Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, para quem havemos de ir? Tu tens declarações de vida eterna.’ ” —João 6:68, TNM 
Você “Veio” mesmo à Verdade? “Pesquisais as Escrituras, porque pensais que por meio delas tereis vida eterna; e estas mesmas são as que dão testemunho de mim. Contudo, vós não quereis vir a mim para ter vida.” —João 5:39-40, TNM 4jehovah.org/pt-pt/

Você Tem o Espírito de Deus? “…nós, da nossa parte, recebêssemos a adoção como filhos. Ora, visto que SOIS filhos, Deus enviou o espírito do seu Filho aos nossos corações, e ele clama: “Aba, Pai!’ ” —Gálatas 4:5-6 , TNM “Porque todos os que são conduzidos pelo espírito de Deus, estes são filhos de Deus.” —Romanos 8:14, TNM

Como uma Pessoa Recebe o Espírito de Deus? “…visto que SOIS filhos, Deus enviou o espírito…” — Gálatas 4:6 , TNM
Está você espiritualmente adotado como filho ou filha de Deus? “Deus não as adota como filhos espirituais, assim como faz com os 144.000.” —A Sentinela, 1 de Fevereiro, 1998, pág. 20 
Se você não está adotado, como pode ser “conduzido” pelo Espírito de Deus? “Porque todos os que são conduzidos pelo espírito de Deus , estes são filhos de Deus.”—Romanos 8:14, TNM
 Sem o Espírito de Deus que você recebe através da adoção, como pode você afirmar que “agrada” a Deus e “pertence” a Cristo? “De modo que os que estão em harmonia com a carne não podem agradar a Deus. No entanto, VÓS estais em harmonia, não com a carne, mas com o espírito, se o espírito de Deus verdadeiramente morar em VÓS. Mas, se alguém não tiver o espírito de Cristo, este não pertence a ele.” —Romanos 8:8-9, TNM

“Quem são esses 144.000? … eles são seguidores fiéis de Jesus Cristo, escolhidos especialmente para governar com ele no céu… Desde os dias dos apóstolos, Deus seleciona cristãos fiéis para completar o número de 144.000.” —O Que a Bíblia Realmente Ensina?,2005, ágs. 78-79

Se as pessoas que compõem os 144.000 viveram há tanto tempo como “os dias dos apóstolos”, como podem eles ser “selados” na terra durante a “grande tribulação” da ira de Deus que está para vir sobre a terra? “…escondei-nos… Daquele que está sentado no trono e do furor do Cordeiro, porque veio o grande dia do seu furor… E eu vi outro anjo … tendo um selo do Deus vivente; e ele gritou …dizendo: ‘Não façais dano nem à terra, nem ao mar, nem às árvores, até depois de termos selado os escravos de nosso Deus nas suas testas.’ E ouvi o número dos selados: cento e quarenta e quatro mil , selados de toda tribo dos filhos de Israel.” —Revelação 6:16-17; 7:2-4, TNM
 Se as mulheres são incluídas neste grupo de 144.000, porque a Bíblia os chama de homens Judeus que nunca foram casados? “E eu vi, e eis o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil … Estes são os que não se poluíram com mulheres; de fato, são virgens.” —Revelação 14:1, 4, TNM 4jehovah.org/pt-pt/

Você Irá Ver o Reino de Deus? “Em resposta, Jesus disse lhe: “Digo-te em toda a verdade: A menos que alguém nasça de novo , não pode ver o reino de Deus …Não te maravilhes por eu te dizer: VÓS tendes de nascer de novo.’ ” —João 3:3, 7 TNM

Você nasceu de novo? “De modo que os ‘muitos filhos conduzidos à glória’ no céu totalizam apenas 144.001 — Jesus e seus irmãos espirituais…tem dado a cada um dos 144.000 “um novo nascimento” para uma esperança celestial …144.000 irmãos espirituais ‘nascem de novo.’” —Sentinela, 15 Fev., 1998, pág. 13
 Se a experiência de “nascer de novo” está limitada aos 144.000, porque as Testemunhas de Jeová pregam sobre um Reino que elas nunca irão ver? “A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.” —João 3:3, TNM
 Onde diz na Bíblia que APENAS 144.000 irão para o Céu? “Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão no céu.”—Revelação 19:1, TNM
 Visto que os 144.000 não são os ÚNICOS no Céu, porque você não pode “nascer de novo” para ver o Reino de Deus? 4jehovah.org/pt-pt/

Onde é o Paraíso? “Os da “grande multidão” de sobreviventes terrestres da “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, serão favorecidos com o privilégio de ver literalmente os ressuscitados “Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas” aqui na terra paradisíaca…”—A Sentinela, 15 de Agosto, 1989, pág. 18

Foi Paulo arrebatado para o “Paraíso” na Terra ou no Céu? “Conheço um homem…— quer [no] corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus sabe — foi arrebatado como tal até o terceiro céu. Sim, conheço a tal homem…que foi arrebatado para o paraíso.” —2 Coríntios 12:2-4, TNM
 Irão Abraão, Isaque e Jacó Ressuscitar para a Terra ou para o Céu? “Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus.” —Mateus 8:11, TNM
 Estará a “Grande Multidão” na Terra ou no Céu? “Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão no céu.” —Rev. 19:1, TNM
 O “Paraíso” É Onde Jesus Está? “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.” —Lucas 23:43, TNM

Você Honra a Jeová? “Quem usa o nome de Jesus na sua adoração, mas deixa de dar honra maior a Jeová, não manifesta genuíno amor à luz.” —A Sentinela, 1 de Agosto, 1991, pág. 9
 “Mas no último cancioneiro, de 1984, Jeová é honrado com quatro vezes mais cânticos do que Jesus.” —Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo, pág. 36

Como pode você honrar a Jeová, se não estiver a dar a Jesus a mesma honra que ao Pai? “a fim de que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honrar o Filho, não honra o Pai que o enviou.” —João 5:23, TNM
 Ordena Jeová a adoração a Jesus? “Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: “E todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem.’ ” —Hebreus 1:6, TNM
 Se “homenagem” é apenas respeito, porque Pedro a rejeitou? “Quando Pedro entrou, Cornélio foi ao seu encontro, prostrou-se aos pés dele e prestou-lhe homenagem. Mas Pedro ergueu-o, dizendo: “Levanta-te; eu mesmo também sou homem.’”—Atos 10:25-26, TNM

 Você adora a Jesus? “E toda criatura que está no céu, e na terra…eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja…a honra…’ …e os anciãos prostraram-se e adoraram.”—Revelação 5:13, 14, TNM

Jesus morreu numa cruz ou numa estaca? “Jesus não morreu numa cruz. Ele morreu num poste, ou estaca. A palavra grega, em muitas Bíblias traduzida “cruz”, refere-se apenas a um madeiro.” —O Que Deus Requer de Nós, 1996, pág. 23

O que era o “madeiro” que se usava nos dias de Jesus? “Stauros no NT… era um poste afundado no chão com uma barra transversal presa a ele dando-lhe a forma de ‘T’. Muitas vezes a palavra ‘cruz’ referia-se apenas à barra transversal.” —The Zondervan Pictorial Encyclopedia of the Bible, vol. 1, 1976, págs. 1037, 1038
 Jesus teve um ou dois pregos nas suas mãos? “A menos que eu veja nas suas mãos o sinal dos pregos e ponha o meu dedo no sinal dos pregos… certamente não acreditarei.” —João 20:25, TNM
 Foi o letreiro posto acima da cabeça ou das mãos de Jesus? “Também puseram por cima de sua cabeça a acusação contra ele…” —Mateus 27:37, TNM 
Será que você se “orgulha” na cruz de Cristo? “Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo…” —Gálatas 6:14, NTLH 4jehovah.org/pt-pt/

É Jesus Cristo o Seu Mediador? “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e homens, um homem, Cristo Jesus, o qual se entregou como resgate correspondente por todos …” —1 Timóteo 2:5-6 “Mediador: Alguém que atua entre duas partes discordantes para reconciliá-las; intercessor; intermediário ou medianeiro.” —Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 2, pág. 788

Se Jesus Não é o Seu Mediador que o “Reconcilia” com Deus, Quem é? “Do mesmo modo, o Moisés Maior, Jesus Cristo, não é o Mediador entre Jeová Deus e toda a humanidade. Ele é o Mediador entre seu Pai celestial, Jeová Deus, e a nação do Israel espiritual, que está limitado a 144.000 membros.” — Segurança Mundial sob o “Príncipe da Paz”,” pág. 10
 “Imagine uma ação jurídica em que esteja envolvido… Naturalmente, você não estaria nessa ação jurídica, assim, neste sentido, ele não estaria servindo como seu procurador…As pessoas de todas as nações… se beneficiam mesmo agora dos serviços de Jesus. Embora ele não seja seu Mediador legal, pois elas não estão no novo pacto, Jesus é o meio de elas se aproximarem de Jeová.” —A Sentinela, 15 de Agosto, 1989, pág. 31
 Se você não contratar o “advogado,” como pode você “abordá-lo” para ter os seus serviços? Se Jesus não é o seu “advogado” (mediador), como pode Ele servir como um agente mediador entre você e Jeová Deus? 4jehovah.org/pt-pt/

A BÍBLIA É UM GUIA CONFIÁVEL PARA A VIDA. – É científica e historicamente precisa e
confiável, e seus princípios se aplicam a todas as pessoas.
“Visto que a Bíblia é inspirada por Deus, ela é “proveitosa para ensinar, para repreender, para
endireitar as coisas”. (2 Timóteo 3:16) …Os princípios bíblicos se aplicam a todos, e seus conselhos são sempre benéficos.” — O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 21, 23

PERGUNTE: “Eu posso dizer que você tem muito respeito pelos princípios da Bíblia, assim como eu. No entanto, eu estou me perguntando: Como Testemunha de Jeová é-lhe permitido acreditar na Bíblia, quando ela discorda de algo que você lê na Torre de Vigia? Por exemplo, eu ouvi dizer que as Testemunhas de Jeová não acreditam que Jesus ressuscitou o Seu corpo físico humano, mesmo quando a Bíblia diz que Jesus prometeu ”levantar” o “corpo” que os judeus destruíram? (João 2:18-22) Como Testemunha de Jeová, você está obrigado a acreditar nos ensinamentos falsos da Torre de Vigia, como este, que não concordam com a Bíblia? Ou vocês estão autorizados a deixar a Bíblia ensinar-lhes a verdade?”

Será que Jesus Ressuscitou como Miguel o Arcanjo? “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel [que é o ressuscitado Jesus Cristo]… batalhavam com o dragão…. Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? Não encontraram os discípulos o seu túmulo vazio? Sim, porque Deus removeu o corpo de Jesus.” —Poderá Viver Para Sempre Num Paraíso Na Terra, págs. 21, 144 (colchetes no original)

Que “corpo” prometeu Jesus levantar da morte? “Em resposta, Jesus disse-lhes: “Demoli este templo, e em três dias o levantarei.’… Mas ele estava falando do templo do seu corpo.”—João 2:19, 21, TNM
 Os Judeus destruíram o corpo humano de Jesus ou o corpo espiritual de Miguel? “…imaginavam ver um espírito. De modo que lhes disse: “Por que… se levantam dúvidas nos VOSSOS corações? Vede minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, porque um espírito não tem carne e ossos assim como OBSERVAIS que eu tenho.’ ”—Lucas 24:37-39, TNM
Jesus Cristo vs. Miguel o Arcanjo Autoridade para censurar Satanás: Marcos 8:33. Miguel o Arcanjo Não pode censurar Satanás: Judas 9 Jesus Cristo Filho de Deus Exclusivo: Hebreus 1:5 Miguel o Arcanjo Um nome inferior: Hebreus 1:4 Jesus Cristo Recebe adoração e o Reino de Deus futuro: Heb. 1:6; Mateus 28:17-18 Miguel o Arcanjo Rejeita Adoração; Não lhe é dado o Reino de Deus: Rev. 22:8-9; Heb. 2:5 4jehovah.org/pt-pt/

Cumpre Você com o Arranjo de Jeová para a Vida? (santa ceia) “Jesus tomou um pão… disse: ‘Tomai, comei. Isto significa meu corpo.’ Tomou também um copo … dizendo: ‘Bebei dele, todos vós; pois isto significa meu ‘sangue do pacto’, que há de ser derramado em benefício de muitos, para o perdão de pecados.’” —Mateus 26:26-28, TNM

O que é o Arranjo de Jeová para a Vida? “Este é meu Filho, o amado; escutai-o.” —Marcos 9:7, TNM “Digo-VOS em toda a verdade: A menos que comais a carne do Filho do homem e bebais o seu sangue, não TENDES vida em vós mesmos.” —João 6:53, TNM
 Você “escuta” o Filho por participar no Seu Novo Pacto? “…apenas os 144.000… têm corretamente participado dos emblemas durante a Comemoração da morte de Jesus, e foi somente com eles que Jesus fez o seu pacto…Os membros da grande multidão não participam neste novo pacto.” —              A Sentinela, 1 de Fevereiro, 1998, pág. 19 
Que parte da palavra “qualquer” não se aplica a você? “…o pão…para que qualquer um possa comer dele e não morrer. Eu sou o pão vivo …se alguém comer deste pão, viverá para sempre; …o pão que eu hei de dar é a minha carne a favor da vida do mundo.” —João 6:50-51, TNM 4jehovah.org/pt-pt/

 DEUS TEM UM NOME. – O nome de Deus é escrito הוה Y י (YHWH) nas cartas hebraicas e
traduzido por “Jeová” na Tradução do Novo Mundo da Bíblia das Testemunhas de Jeová.
“NO SEU exemplar da Bíblia, como é traduzido o Salmo 83:18? A Tradução do Novo
Mundo das Escrituras Sagradas traduz este texto da seguinte forma: ‘Para que as pessoas
saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.’ … muitas
traduções deixam de fora o nome Jeová, substituindo-o por títulos como “Senhor” ou “Eterno”.
O que deve ser usado nesse versículo? Um título ou o nome Jeová? …Ao substituírem
o nome de Deus por títulos, os tradutores da Bíblia cometem um erro grave. Eles fazem
com que Deus pareça distante e impessoal. …se as pessoas não sabem o nome de Deus,
Jeová, como podem realmente achegar-se a ele?” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?,
2005, págs. 195-196

PERGUNTE: “Se é tão importante que as pessoas leiam o nome de Deus na Bíblia, a fim deter uma relação “próxima” com Deus, por que Deus escolheu NÃO revelar o Seu nome a Abraão, Isaque e Jacó? (Êxodo 6:2-3) Se estes homens piedosos podiam conhecer a Deus apenas por chamá-lo “Deus Todo-Poderoso”, por que nós não podemos? Como se sentiria se seus filhos começassem a chamar você pelo seu primeiro nome, em vez de chamá-lo ‘Pai’ (ou ‘Mãe’)? Será que você não perguntaria por que eles o estavam tratando de forma tão impessoal, chamando-o pelo seu nome formal? Como os cristãos são chamados de filhos ‘adotados’ de Deus (Gálatas 4:5-7), pode ver porque Jesus ensinou os seus seguidores a orar ‘Pai Nosso’ em vez de orar ‘Nosso Jeová’ (Mateus 6:9)?

 QUEM É JESUS CRISTO? – Sendo o primeiro “Filho” criado por Jeová, Jesus não é igual a Deus. “Jesus é o Filho mais precioso de Jeová… Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. (Colossenses 1:15) …Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas.(Colossenses 1:16) …Será que o Filho primogênito é igual a Deus, como alguns crêem?
Não é isso o que a Bíblia ensina. …de acordo com a doutrina da Trindade, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas, mesmo assim, há um só Deus. …Veja o
que foi escrito por Mateus, …ele citou as palavras de Jesus:“Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:36) …Jesus disse que o Pai sabia mais do que o Filho. …Ainda assim, alguns dirão: ‘Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano.’ Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espírito santo? Se o espírito santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que
Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o Pai sabia?” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 41, 201, 204

PERGUNTE: “Embora eu concorde que Jesus não é a mesma “pessoa” que o Pai, como podemos ver nas Escrituras que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são distintos uns dos outros (Mateus 3:16-17), e operam com as suas próprias mentes separadas, (1 Coríntios 2:11, 16; Romanos 8:27) vontades,(Mateus 11:27; 26:39; 1 Coríntios 12:11) e emoções. (Sofonias 3:17, João 11:35, Efésios 4:30) No entanto, a Bíblia é clara de que há apenas “um” Deus verdadeiro. (João 17:3, Isaías 43:10-11, 44:6, 8; 46:9; 48:12) Se Jesus é um “deus” menor criado por Jeová, o Deus Todo-Poderoso, é Jesus o “Verdadeiro Deus” (João 1:1; 20:28, 1 João 5:20) ou um falso “deus” semelhante a Satanás? (2 Coríntios 4:4) Se Jesus é um falso “deus”, como Ele pode salvar alguém? É um “filho” de um ser humano, menos humano do que o seu pai? Se um “filho” de um ser humano é tão humano como o seu pai, como pode Jesus como “filho” de Deus ser menos “Deus” do que o seu pai é? Você pode ver por que os judeus acusaram Jesus de blasfêmia, ao dizer ser “igual” a Deus, quando Ele afirmou ser o “Filho de Deus”? (João 5:18; 19:7)” 2.

PERGUNTE: “Se Jeová criou Jesus e usou Jesus para criar tudo o mais, como poderia Jeová dizer em Isaías 44:24: “Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?” “Se ninguém estava ‘com’ Jeová, quando Ele criou o mundo, como
Jesus poderia ser um “deus” criado que trabalhou “com” Jeová? Jeová anuncia em Isaías
43:10: “Vós sois as minhas testemunhas”, é a pronunciação de Jeová, “sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum’” Se nenhum ‘Deus’ foi ‘formado’ depois de Jeová, como Jesus poderia ser ‘um deus’ criado ‘depois’ de Jeová? Por que a Bíblia chama Jesus de “Pai da Eternidade”, em Isaías 9:6, s  Jesus não o é? Como poderia Jesus dar a vida eterna a Seus seguidores, se Ele é criado e não possui a eternidade (João 10:28)?”

PERGUNTE: “É verdade que quando Jesus estava na terra, o Pai estava numa ‘maior’ posição (João 14:28), porque Jesus operava sob as limitações da sua humanidade, (Filipenses 2:5-9) de modo que nem sempre ‘sabia’ tudo o que o Pai sabia, como o dia ou a hora do Seu retorno. (Mateus 24:36) No entanto, em sua natureza de Deus, a Bíblia proclama que Jesus “sabe todas as coisas” (João 16:30). Se o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é apenas a “força ativa” de Deus, como as Testemunhas de Jeová acreditam, por que Jesus é obrigado a mencionar o que Espírito Santo e o Pai “sabem” ou não sabem, em Mateus 24:36? Se o Espírito Santo é só a “força” de Deus, como poderia ‘ele’ “conhecer” alguma coisa? Mas se a crença das Testemunhas de Jeová de que o Espírito Santo é uma “força” é incorreta, o que você aceitaria como prova de que o Espírito Santo é uma pessoa que “sabe” tudo o que o Pai sabe? Você aceitaria 1 Coríntios 2:11: “…ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus.’ Se o Espírito Santo ‘sabe as coisas de Deus’, como pode ele não saber tudo o que o Pai sabe?”

 OS MORTOS ESTÃO INCONSCIENTES?

“O que acontece na morte não é mistério para Jeová …na sua Palavra, a Bíblia, ele explica a condição dos mortos. …quando uma pessoa morre, ela deixa de existir. …Nenhuma parte de nós sobrevive à morte do corpo. Nós não possuímos uma alma ou espírito imortal. Depois de mencionar que os vivos estão cientes de que vão morrer, Salomão escreveu: “Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.’ … Jesus disse aos seus
discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar.’ …Jesus explicou: “Lázaro morreu.’ (João11:11-14) Note que Jesus comparou a morte a descanso e sono.” — O Que A Biblia
Realmente Ensina?, págs. 58-59

PERGUNTE: “Se não há “nem mesmo uma parte de nós [que] sobrevive à morte do corpo,” o que Jesus quis dizer quando disse: ‘Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer. no inferno [geena] tanto a alma como o corpo’? (Mateus 10:28) Não indica este texto que a alma não é “destruída” quando o corpo é morto? Se você considerar Salomão como uma autoridade sobre a morte e a vida após a morte, você acredita nas palavras de Salomão em Eclesiastes 9:6: ‘…para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol’?. Você acredita que quando morrer, você não terá NUNCA MAIS ‘parte em coisa alguma… debaixo do sol’? Não acreditaria que este versículo remove qualquer possibilidade de ressurreição após a morte? E que dizer de
Eclesiastes 9:2 que proclama que o justo e o ímpio têm o mesmo fim? Ou Eclesiastes 3:19 que declara: ‘nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais porque tudo é vaidade’? Você considera estes textos como representações exatas de vida e eternidade? Desde que você não os considere, você pode ver por que muitos acreditam que Salomão está apenas a retratar uma visão humanística ‘vã’ do mundo, não uma perspectiva centrada no Deus eterno? Jesus comparou a morte ao descanso e ao sono, no caso de Lázaro em João 11, porque Ele considerava o corpo de Lázaro como estando a dormir antes de Jesus o ressuscitar. Não há nada nessa passagem que indique que a “alma” ou “espírito” de uma pessoa dorme na morte. Em vez disso, em Lucas 16, Jesus contou a história de um homem rico que estava em ‘tormento’ após a morte, enquanto um homem pobre chamado Lázaro era consolado no seio de Abraão. Como poderia Jesus contar estas histórias vívidas que comparavam a “Ge · hen’na” (inferno) com um “fogo que não pode ser apagado” (Marcos 9:43, 47-49), se ele acreditava que as almas e os espíritos das pessoas dormem num estado inconsciente no “Há’des” (sepultura) ou “Ge · hen’na” (inferno)?”

 A RESSURREIÇÃO
“Que dizer de todas aquelas pessoas que não serviram nem obedeceram a Jeová porque não o conheceram? Esses bilhões de “injustos” …serão ressuscitados e terão tempo para aprender
sobre o Deus verdadeiro e servi-lo. Durante um período de mil anos, os mortos serão ressuscitados e receberão a oportunidade de se juntar aos fiéis humanos na Terra em servir a Jeová. Será um tempo maravilhoso. A Bíblia chama esse período de Dia do
Julgamento. Significa isso que todos os humanos que já viveram serão ressuscitados? Não. …Ele jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis. A Bíblia menciona também outro tipo de ressurreição, para a vida como criatura espiritual no céu.
…Deus o ressuscitou, mas não como humano. O apóstolo Pedro explica que Cristo foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1 Pedro 3:18) …Jesus estava vivo de novo como poderosa pessoa espiritual! …Podemos ter absoluta certeza de que Jeová
derrotará o nosso inimigo, a morte — e para sempre! …De acordo com Atos 17:31, o apóstolo Paulo disse que Deus “fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou”. Esse Juiz designado é o ressuscitado
Jesus Cristo. …O Dia do Julgamento não será um rápido evento de apenas 24 horas de duração. Durará mil anos. …O Dia do Julgamento dará a bilhões de pessoas sua primeira oportunidade de aprender a respeito da vontade de Deus e se ajustar a ela. Isso significa que ocorrerá uma obra educativa em grande escala. …No entanto, nem todos estarão dispostos a se ajustar à vontade de Deus. …Esses iníquos serão mortos de maneira definitiva durante o Dia do Julgamento.” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 72-
74, 214-215

PERGUNTE: “Estou confuso! Como pode a Sociedade Torre de Vigia ensinar que na ressurreição, Deus ‘irá derrotar o nosso inimigo, a morte, e ele desaparecerá para sempre!’ (Bíblia Ensina, pág. 74)  se Jeová vai ‘condenar à morte’ os ‘iníquos’ que foram ressuscitados, mas que se recusaram a aprender os caminhos de Jeová durante aquilo que a Sociedade descreve como o período de 1.000 anos do ‘Dia do Julgamento’? (Bíblia Ensina, pág. 215)
 Se os iníquos vão ser ‘condenados à morte’ durante o período de 1.000 anos, como pode a Sociedade afirmar que a morte ‘desaparecerá para sempre’ na resurreição? Como pode a Sociedade Torre de Vigia afirmar que Jeová ‘jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis (Bíblia Ensina, pág. 74),
 e alega no momento seguinte que Jeová vai ressuscitar pessoas que não ‘se ajustaram à vontade de Deus’ durante o período de 1.000 anos, a fim de devotá-los à morte permanentemente (Bíblia Ensina, pág. 215)?
 Visto que Jeová conhece todas as coisas, não iria Ele saber quem são aqueles que não se vão “ajustar” aos seus ensinos, de modo que não haveria nenhuma razão para Ele ressuscitá-los da “morte” durante o período de 1.000 anos?

PERGUNTE: “Em vez de redefinir a visão da Bíblia do Dia do Julgamento (Revelação 20:11-15), porque não ensina a Sociedade Torre de Vigia, o que a Bíblia diz sobre haver “uma ressurreição” no início do período de 1.000 apenas para os justos? (Revelação 20:4-6) Será que a Sociedade Torre de Vigia se esqueceu de Revelação 20:05 que diz: “Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.”? Visto que a Bíblia diz que não haverá nenhuma ressurreição durante o reinado de 1.000 anos de Cristo, como é possível a alegação da Sociedade Torre de Vigia de que as pessoas que morreram, terão uma segunda chance de voltar à vida e aprender os caminhos de Jeová através de ‘uma obra educativa em grande escala’, durante esse período de tempo? (Bíblia Ensina, pág. 215) Não diz a Bíblia: “‘E de modo algum ensinará cada um ao seu concidadão e cada um ao seu irmão, dizendo: “Conhece a Jeová!” Porque todos me conhecerão, desde [o] menor até [o] maior deles’?—Hebreus 8:11 Que necessidade haveria de ‘uma obra educativa em grande escala’ se os ressuscitados já conhecem a Jeová?”

PERGUNTE: “Quanto à ressurreição, como pode a Sociedade Torre de Vigia ensinar que “Jesus ressuscitou” como ‘poderosa pessoa espiritual que não é mais “humana”, quando a Bíblia diz que Jesus ressuscitou como ‘homem’ (Atos 17:31; 1 Timóteo 2:05) com o seu “corpo” (João 2:18-22) de “carne e osso”? (Lucas 24:39) Não seria melhor para a Sociedade Torre de Vigia ensinar que a frase em 1 Pedro 3:18, significa que Jesus foi condenado à morte no poder da carne, mas levantado no poder do espírito?”

 O REINO DE DEUS
“O Reino de Deus é um governo estabelecido por Jeová Deus, tendo como Rei alguém escolhido por ele. Quem é o Rei do Reino de Deus? Jesus Cristo. …Embora o Reino de Deus se localize no céu, ele dominará a Terra. — Revelação (Apocalipse) 11:15. …Quem são esses 144.000? O próprio João informa: ‘São os que seguem o Cordeiro para onde quer que ele vá. Foram comprados dentre a humanidade como primícias para Deus e para o Cordeiro.’ (Revelação 14:1, 4) Sim, eles são seguidores fiéis de Jesus Cristo, escolhidos especialmente para governar com ele no céu. …Desde os dias dos apóstolos, Deus seleciona cristãos fiéis para completar o número de 144.000. …O cumprimento de profecias bíblicas mostra que em 1914 Cristo tornou-se Rei, e o Reino celestial de Deus começou a operar.” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 77-79, 85

PERGUNTE: “Em João 3:3, Jesus disse que temos de “nascer de novo”, antes de podermos ver o Reino de Deus.Você nasceu de novo?. Por que as Testemunhas de Jeová pregam sobre um reino que não poderão ver?” VOCÊ VERÁ O REINO DE DEUS?

PERGUNTE: “Onde diz na Bíblia que apenas 144 mil pessoas estarão no céu? Os capítulos 7 e 14 de Revelação, são as únicas passagens na Bíblia que descrevem o grupo dos 144.000. No
entanto, em nenhum lugar as Escrituras dizem que este grupo de pessoas é o único grupo no céu. Na verdade, Revelação 7:2-4 afirma que os 144.000 são ‘selados’ na terra durante a “grande tribulação” (ver versículos 1-4, 14). Terá a “Grande Tribulação” de vir sobre a terra ainda? Se não, como podem as Testemunhas de Jeová acreditar que Deus começou a ‘selar os cristãos fiéis’ para ser parte deste grupo ‘desde os dias dos apóstolos’, se este grupo é suposto ser “selado” na terra durante a ‘grande tribulação’? Por que Deus precisaria de ‘selar’ os 144.000 para protegêlos (Revelação 9:3-4) se a maioria deles seria morto e ressuscitado para a vida celestial, antes da ira da tribulação de Deus vir sobre a terra?”

PERGUNTE: “Se Jesus não recebeu a Sua autoridade como Rei do Reino de Deus até 1914, porque Jesus afirmou depois de Sua ressurreição, o seguinte: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.’?—Mateus 28:18 Se “toda a autoridade” foi dada a Cristo na sua ressurreição, que autoridade foi deixada para ele receber em 1914?

Fonte bibliográfica:

As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo/ David A. Reed;
trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. - 2. ed. Rio de janeiro:
JUERP, 1990.

Tudo o que você sempre quis saber sobre as testemunhas de Jeova mais tinha medo de perguntar. Emerson Alves Borges

Tudo que você queria saber sobre as Testemunhas de Jeová...
...e nem elas podiam lhe revelar! Autor: Odracir

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia Myer Pearlman Editora Vida, 2006

http://4jehovah.org/pt-pt/ 

http://extestemunhasdejeova.net

 https://www.jw.org/pt/


Tags: Identidade de Jesus Cristo, Organização Torre de Vigia
Posted in Evangelismo, Tratados para Testemunhas de Jeová | Comments Off

                                       DEUS ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário